quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dia mundial da propaganda

Imagem reproduzida do site: ceuma.br

Publicado originalmente no blog Castelo Branco, em 4 de dezembro de 2014.

Dia da propaganda 4 de dezembro.

Hoje é o dia mundial da propaganda. Mas você conhece a historia da propaganda?

Tudo começou quando Arqueólogos  que faziam suas pesquisas em países próximos  ao  Mar Mediterrâneos descobriram escritos que anunciavam eventos e ofertas.  E claro que não podemos esquecer dos romanos que pintavam as paredes para anunciar lutas de gladiadores .

Outra antiga forma de propaganda era a marca que os comerciantes colocavam em seus  produtos, tais como potes. A medida que sua reputação se espalhava de boca em boca, os compradores começavam a procurar uma marca em particular.

Momento de transição da história na propaganda  mundial ocorreu em meados do século XV, quando Johan Gutemberg inventou a impressa. Os anunciantes não precisavam mais  produzir  cópias  extras manualmente.

Em 1478 foi publicado a primeira propaganda na língua inglesa. A propaganda ganhou mais  incentivo com o lançamento do primeiro  jornal  inglês. The Weekly News.

Na propaganda americana Benjamim Franklin é conhecido como o precursor porque seu jornal, publicada em 1729, teve grande repercussão. Mas foi a partir do seculo XIX que a propaganda ganhou sua expansão. A tecnologia e as técnicas de produção  já tinham atingido os meios de produção em massa com isso veio a superprodução  e a subdemanda. tornando – se necessário estimular o mercado, de modo que técnica publicitaria  mudou de simples informação para persuasão.

Propaganda chaga ao Brasil.

Em 1808, no Brasil, O “Jornal Gazeta do Rio de Janeiro ” é fundado, dando inicio imprensa brasileira. Sendo assim, encontrado o primeiro anúncio impresso os classificados,  chegam de fininho e pouco pouco vão tomando tempo, numerosos e variados.

Uma das mais importante propagandas brasileiras !!



Texto e vídeo reproduzidos do blog: castelobranco.br/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário